Colaboradoras

Ana Julia Assis
Carolina de Souza
Nathalia Gomes
Rafaela Ribeiro

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Curriculum Lattes

O que é o Curriculum Lattes?

Curriculum Lattes é um currículo elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma Lattes é resultado da experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informação.

O Curriculum Lattes se tornou um padrão nacional no registro do percurso acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Atualmente é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país.

A riqueza de informações, a abrangência e confiabilidade são elementos indispensáveis aos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

O Curriculum Lattes é mais abrangente que o Curriculum Vitae, sendo esta a principal diferença entre os dois. O Curriculum Lattes é mais longo, pois deve mencionar detalhadamente tudo o que está relacionado com a carreira do profissional.

Em geral, espera-se que um Curriculum Lattes tenha uma ou duas páginas para um profissional que está entrando no mercado de trabalho, de duas a quatro páginas para um profissional com alguma experiência e até cerca de sete páginas para um profissional experiente (não deve exceder dez páginas).

Todos os dados da Plataforma Lattes estão disponíveis ao público para consulta na Internet.

Cabe à diplomática averiguar a veracidade e autenticidade das informações e dos documentos contidos no Curriculum Lattes e o seu processo de formação.
O blog recolheu algumas informações contidas no Curriculum Lattes de alguns professores de arquivologia da Universidade de Brasília:



SÉRGIO COLETTO
Publicação: Estudo de Classificação Única. In: IV Congresso Nacional de Arquivologia, 2010, Vitória - ES. Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia, 19 a 22 de outubro de 2010. - Vitória, ES : [AARQES], 2010., 2010. v. 01. p. 0001-1454.
Artigo: O Significado do Documento Arquivístico Cinematográfico na Pós-Modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)
Aulas ministradas: Ensino de Arquivologia graduação (professor substituto)


ROGÉRIO HENRIQUE ARAÚJO JUNIOR
Publicação: Precisão no processo de busca e recuperação da informação. 1. ed. Brasília: Thesaurus, 2007. v. 1. 176p
Artigo: A criação de conhecimento: diretrizes para um projeto de gestão do conhecimento. 2002
Aulas ministradas:
-Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação
- Ensino, Biblioteconomia e Documentação, Nível: Graduação
- Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciência da Informação.


ANGÉLICA ALVES DA CUNHA MARQUES
Publicação: MARQUES, Angelica Alves da Cunha . Formação da comunidade arquivística brasileira em grupos de pesquisa. Informação Arquivística, v. 2, p. 24-40, 2013.
- Livro
Artigo: MARQUES, Angelica Alves da Cunha ; MARQUES, M. S. . Relatório final de iniciação científica do plano de trabalho Mapeamento de referências bibliográficas arquivísticas em dissertações e teses com temáticas na área (2006-2008). 2013. (Relatório de pesquisa)
- Relatório de pesquisa 

2005 - 2007
Mestrado em Ciências da Informação (Conceito CAPES 5). 
Universidade de Brasília, UNB, Brasil. 
Título: Os Espaços e os Dialógos da Formação e Configuração da Arquivística como Disciplina no Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Georgete Medleg Rodrigues.
Palavras-chave: Arquivística; Arquivista; campo científico; Disciplina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia
Setores de atividade: Outros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário