Colaboradoras

Ana Julia Assis
Carolina de Souza
Nathalia Gomes
Rafaela Ribeiro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Relatório da oficina

Após a apresentação do conteúdo da oficina sobre patentes ( Veja aqui a oficina ) e expor uma prévia do resultado alcançado na mesma, nos foi proposto um relatório para melhor esclarecer o pedido e a obtenção de uma patente. Então vamos lá:

Relacionando patente com a matéria estudada em Diplomática e Tipologia Documental percebemos o valor de prova dos documentos, pois a patente registra e atesta que determinada invenção/ produto foi criada ou pertence ao possuidor da patente. E todos os documentos utilizados no processo, são documentos de arquivo. A carta patente é um documento diplomático comprobatório de concessão descendente. Com a divulgação da invenção pelo documento de patente, a sociedade se beneficia com o conhecimento de uma tecnologia que de outra forma permaneceria como segredo comercial. 
Agora vamos por partes: 
1 - Eu tenho uma ideia que pode ser utilizada para fins comerciais e industriais?
 Se sim, você vai precisar entrar em contato via internet ou pessoalmente com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), lá você encontrará formulários prontos para o preenchimento da solicitação e poderá tirar as dúvidas existentes, tal como ver se se a sua invenção já foi idealizada por outra pessoa.



2 - Após o preenchimento do formulário de pedido, apresente os documentos necessários (o pedido de patente deve ser acompanhado de um relatório descritivo, das reivindicações, de desenhos ,de um resumo e comprovante de pagamento da retribuição relativa ao depósito). Aguarde avaliação.

Exemplo de Resumo e aquisição: 

3 -  Após avaliação, se seu pedido for aceito, ele valerá em território nacional e sua solicitação será encerrada. Caso você queira obter a validação internacional, deverá repetir o processo na região desejada, com tradução para o idioma local e escolher um procurador na mesma região.






Validades: A Patente de Invenção vigorará pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de Modelo de Utilidade (aquela que se une a invenção já existente, apenas para melhora-la) pelo prazo de 15 (quinze) anos contados da data de depósito.
Foram expostos valores e prazos das solicitações.


 Foram dados alguns exemplos de invenções patenteadas ao longo do século:









Segue abaixo imagens utilizadas na apresentação da nossa oficina:
Pedimos para o publico que assistia a s apresentações que se tivessem ideias possíveis , nos escrevessem. Fazia parte da dinâmica.




A próxima imagem se trata de um documento de patente concedida, onde pudemos avaliar a autenticidade do documento através dos seguintes sinais de validação: carimbo da empresa, marca d'água, assinaturas do requerente e do concedente.


No final da apresentação foi dado um palito de fósforo a cada visitante para que ele acendesse , com a sugestão que cada um verificasse , em exame mental, se não teria uma ideia muito boa que deveria ser "acendida" e patenteada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário